terça-feira, 3 de janeiro de 2012

MAS, AFINAL, O QUE É O NATAL?

Cada cultura, de cada povo e nação da Terra, possui uma mitologia própria... os gregos, os celtas, os romanos, os nórdicos, os chineses, os egípcios... Muitos desses mitos, de povos diversos, tem a semelhança de serem deuses, com poderes especiais, vivendo entre os homens, que em algum momento, por alguma razão, acabam morrendo, mas, em vitória, ressuscitam, no final. É incrível como o imaginário humano, independente da cultura, demonstra um anseio por heróis, por um salvador, por um redentor...

Nós, pais e professores, que lidamos com crianças pequenas, podemos constatar isso diariamente. E, alguns de nós poderão, ainda, lembrar-se da própria infância, de como os heróis dos quadrinhos ou dos desenhos animados nos encantavam... Queríamos ser como eles, queríamos que eles fossem reais!

Mas... Isso ainda não é o Natal!

Por outro lado, a Bíblia nos fala de um momento em que o próprio Deus, o Criador do Universo, escolhe submeter-se ao espaço e ao tempo, aos quais Ele é soberano, e entrar na Terra vestido de criatura, em forma de homem, despido completamente de sua glória, para mostrar-nos como se vive e, por fim, justificar o ser humano e criar um caminho de volta para Ele. Para isso, precisa morrer, mas vence a própria morte no final!

É uma bela história... Mas... Seria apenas mais um mito (o mito judaico ou o mito cristão)?

Poderia até ser... Mas a diferença pontual é que trata-se de um FATO. Um fato comprovado na História da Humanidade. Um fato que dividiu a História em antes e depois de Cristo. Esse homem realmente nasceu e viveu entre nós. Ele realmente morreu. Não está apenas na Bíblia, os registros históricos estão por toda parte. Ele disse quem era. Ele disse porquê tinha vindo. Ele era o MITO, aqueles nossos anseios por um salvador tornados em FATO, em realidade. Ele esteve entre nós para saciar essa busca que todo o ser humano, mesmo ainda na infância, já pratica. Falta alguma coisa, mesmo quando deixamos de acreditar que heróis existam... ainda parece estar nos faltando um pedaço bem lá dentro.

E O NATAL?! Por mais que não tenhamos certeza da data exata em que esse acontecimento ocorreu, não há como não relembrarmos, comemorarmos e nos alegrarmos pelo evento do MITO tornando-se FATO, da LENDA virando HISTÓRIA. Ele se fez carne e habitou entre nós!!

“Um menino nos nasceu, um filho se nos deu e o governo está sobre os seus ombros e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz”.

O natal é isto! Você e eu precisamos conhecer a verdadeira história do natal e precisamos relembrá-la ano após ano... Escolhemos o mês de dezembro para isto, mais especificamente o dia 25! O que não podemos é privar nossas crianças de conhecer seu Herói, Aquele por quem seus corações, todos os corações, clamam, sem que nem entendamos porquê.

Natal de verdade é isso! E você somente será completo quando convidar este Herói a ocupar o espaço reservado para Ele em seu coração. Aí, sim, você terá um FELIZ NATAL, UM NATAL FELIZ!!!

Ah, E UM ANO NOVO TAMBÉM!!!

Nenhum comentário: